UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Departamento de Ciências Humanas - Campus V
Santo Antônio de Jesus - BA
 

O PROGRAMA

Saiba mais sobre o PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras.

CURRÍCULO
PROFLETRAS

Veja a Grade Curricular do Profletras.

DISSERTAÇÕES

Veja as dissertações dos nossos discentes.

NOTÍCIAS

Tudo que acontece no PROFLETRAS você pode acompanhar por aqui.

CONTATOS

Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui!
 
 

INFRAESTRUTURA

1 – PRÉDIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO DCH V

No Campus de Santo Antônio de Jesus, o principal objetivo do PROFLETRAS, no que se refere à infraestrutura, é a construção do prédio da Pós-Graduação do DCH V no qual serão desenvolvidas as atividades do Programa. A obra está em andamento, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2014 . Com a edificação do prédio da pós-graduação, haverá a ampliação e o aperfeiçoamento das atividades de estudo e pesquisa vinculados ao Programa.

2 - BIBLIOTECA

A Biblioteca “Prof. Raimundo Nonato da Silva Fonseca” do Departamento de Ciências Humanas - Campus V é setorial, vinculada tecnicamente à Biblioteca Central da UNEB e administrativamente à Direção Departamental. Localiza-se no pavilhão I, ocupando uma área de aproximadamente 217,55m2, distribuída em sala de leitura e pesquisa, acervo, sala de coordenação, guarda-volumes, sala de periódicos e sala de estudo em grupo. A Biblioteca funciona das segundas às sextas-feiras, das 8 às 22 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas. Regida pelo Regulamento do Sistema de Bibliotecas da UNEB, a Biblioteca do DCH – V dispõe de 1 bibliotecário e 7 auxiliares, entre prestadores de serviços e estagiários.
Embora os principais usuários da Biblioteca sejam alunos, professores e funcionários técnico-administrativos do Departamento, qualquer pessoa, devidamente identificada, que respeite as normas existentes, poderá consultar o material bibliográfico no recinto da biblioteca. Atualmente, encontram-se cadastrados 2.127 usuários no âmbito do Campus V. Somente terão direito ao empréstimo domiciliar os usuários devidamente cadastrados. Esses usuários poderão ter acesso também ao material bibliográfico da Biblioteca Central e de outras setoriais pelo sistema inter-bibliotecário, que funciona regularmente via malote, interligando os 29 departamentos dos 29 campi da UNEB.
O acervo é informatizado através do Sistema PERGAMUM, com o objetivo de disponibilizar as informações com maior rapidez. Os livros estão disponíveis para empréstimo no prazo de 8 dias para os alunos e funcionários, 15 dias para alunos da pós-graduação e professores e ainda para consulta in loco a todo e qualquer usuário. Todo o acervo é de livre acesso e os usuários executam serviços de reserva, devolução e empréstimo de materiais.
A Biblioteca Prof. Raimundo Nonato da Silva Fonseca possui um acervo geral formado por material convencional (livros, periódicos, folhetos, teses, dissertações e monografias), não convencional (relatórios, catálogos, guias, manuais, etc.) e especial (atlas, mapas, globos terrestres, CDs, CD-ROM e outros). Atualmente, a Biblioteca do Campus V possui um acervo de 10.390 títulos e 26.502 exemplares. Quanto aos periódicos, existem ...250exemplares da Área de Letras. Além dos exemplares disponíveis, os usuários podem acessar ao portal da CAPES, em que se encontram periódicos científicos nacionais e internacionais. Os periódicos semanais e mensais que possuímos são, em sua maioria, originários de doações.
As áreas de maior interesse para o PROFLETRAS são Linguagens e Letramentos, Teorias da Linguagem e Ensino, Leitura e Produção Textual.
Os principais serviços disponibilizados pela biblioteca são: empréstimo de livros; consulta a livros, periódicos e materiais especiais; pesquisa bibliográfica sobre temas de interesse do usuário; orientação individualizada aos usuários na busca de informação; empréstimo inter-bibliotecário; consulta on-line da base de dados; treinamento do usuário; serviço de disseminação de informações (listagem com novas aquisições); orientação na normalização para apresentação de trabalhos e acesso à Internet.

Serviços oferecidos:

- Pesquisa aberta ao público, inscrito ou não como usuário;
- Empréstimo domiciliar aos usuários cadastrados no Sistema;
- Empréstimo inter-bibliotecário por e-mail;
- Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT);
- Consulta on-line;
- Acesso ao Portal de Periódicos da CAPES;
- Treinamento de Usuário;
- Levantamento Bibliográfico;
- Acesso à INTERNET;
- Normalização de publicações e da produção acadêmica da UNEB; e
- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.

 O Sistema de Bibliotecas da UNEB (SISB) compreende a Biblioteca Central, localizada no Campus I, em Salvador, e 23 Bibliotecas Setoriais, localizadas nos demais departamentos da Universidade. Atualmente, o acervo total das Bibliotecas da UNEB é de 450.284 exemplares de livros e 165.612 títulos, além de periódicos, Multimeios e um Banco online de Dissertações e Teses, dentre outros recursos informacionais, objetivando apoiar às atividades de ensino, pesquisa e extensão da UNEB. O SISB atende aos 24 Campi com uma abrangência significativa no tocante à disseminação do conhecimento, oportunizado através dos seus serviços.

A aquisição dos títulos e volumes é realizada periodicamente, através de compras efetuadas pela Biblioteca Central e pelo próprio Departamento, buscando atender às indicações dos professores e sugestões dos alunos da graduação e da pós-graduação, considerando as prioridades da bibliografia básica do curso.

3 - RECURSOS DE INFORMÁTICA

O Programa conta com o suporte de um Centro de Processamento de Dados, localizado no Campus V, responsável por coordenar os serviços prestados ao Departamento no que se refere à manutenção dos equipamentos. No total, existem 115 computadores completos, 42 impressoras, 26 projetores de multimídia, um sistema de TV a cabo, 11 aparelhos de TV, 13 caixas de som, 5 retroprojetores, 2 filmadoras, 5 aparelhos de DVD, 8 aparelhos de som, um amplificador de som, 10 notebooks, um equipamento completo para vídeo conferência, 17 tabletes, uma lousa eletrônica, uma mesa de som, 8 câmeras fotográficas, uma cabina de tradução simultânea, 25 estações de trabalho com recursos de áudio interativo, 4 Sistema de Rede, além de microfones, aparelhos para suporte de vídeos e gravadores. Ademais, o CPD gerencia a rede da Intranet, realiza a instalação de softwares e hardwares e presta suporte ao Sistema Bibliotecário e aos demais setores do DCH.
No Departamento de Ciências Humanas também funciona um Centro Digital de Cidadania, que opera com onze computadores e um servidor, disponibilizando acesso à Internet e a outros serviços, como digitação de trabalhos acadêmicos, para alunos e membros da comunidade local.
Atualmente, o PROFLETRAS dispõe, além da infraestrutura oferecida pelo Departamento, dos seguintes recursos de informática
- doze microcomputadores, com monitores;
- duas impressoras multifuncionais, Deskjet;
- uma impressora a laser, A4 colorida;
- uma impressora Deskjet comum;
- uma impressora a laser comum;
- um notebook, Itautec – w7645, Intel Pentium;
- uma tela de projeção; e
- um projetor multimídia com tecnologia LCD.





 

CORPO DOCENTE

 
  EVENTOS

- Internacional

MEDIAÇÃO CULTURAL E FORMAÇÃO LEITORA: BAHIA E QUÉBEC
Data: 13 e 14 de julho 2017
Local: UNEB - Campus V
Programação


- Nacional

Nenhum Evento Cadastrado.

- Local (Interno e Externo)

Nenhum Evento Cadastrado.


 
PARCEIROS:
 
 
 
Mestrado Profissional em Letras - UNEB

Departamento de Ciências Humanas
Lot. Jardim Bahia, s/n - Centro - Santo Antônio de Jesus - BA
CEP: 44.570-001 - e-mail: profletrasdch5@uneb.br - Tel: (75) 3631-2855 ramal 241
Todos os direitos reservados В© 2014